Cáries

Tratamento da Cárie

Cárie é uma doença causada por bactérias que atacam ou destroem o esmalte do dente deixando o mesmo corrompido proporcionado dor de dente, dor ao mastigar, sensibilidade para temperaturas quentes e frias e em casos mais graves a necessidade de tratamento de canal. As causas principais da cárie podem estar relacionadas ao estilo de vida do indivíduo desde uma alimentação não adequada até fatores hereditários.

Existem alguns tipos de cáries sendo os mais comuns:

Cárie coronária — É o tipo de cárie mais popular atingindo todas as faixas etárias e se localiza na parte superior [arcada inferior] ou parte inferior [arcada superior] do dente sendo o loca da mastigação.

Cárie radicular — Devido as causas da velhice a renovação celular da gengiva se degrada expondo algumas estruturas do dente que não tem o esmalte natural. Esta "porta de entrada" permite que bacterias se alojem com mais facilidade causando a cárie.

Cárie recorrente — Devido a restaurações realizadas nos dentes algumas áreas acabam se tornando suscetivas a formação de novas placas e partir destas a formação de novas cáries devido a falta de prevenção pós tratamento.

Existem fatores fisiológicos como a Xerostomia [Boca Seca ou baixa salivação] que promovem um ambiente propício para cáries. A Xerostomia pode ser causa por tratamentos de saúde que a pessoa esteja se sujeitando devido uma doença clinica sendo sujeita a exames frequentes de radiologia, uso de medicamentos com efeito colateral para xerostomia e também hereditariedade.

Recomendações da Castell Odonto na prevenção da Cárie: