Você sabia que falta de dente pode causar dor de cabeça?

POR Castell-Odonto - Dia 07 de novembro de 2017

Dores de cabeça indicam que algo não vai bem com o seu corpo, por isso investigar a causa é essencial para que essas dores não lhe incomodem por um longo período. Sabe aquela dor de cabeça que não vai embora? Ela pode ser causada por algo que você nunca imaginou: a falta de dentes!

Como a dor de cabeça pode ser causada?

A dor de cabeça causada pela falta de dentes está associada à ATM (articulação têmporo-mandibular), articulação que engloba todo o conjunto de ligamentos, músculos e ossos do maxilar, da mandíbula e de outras estruturas da face. A ATM também é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca, auxiliando a fala e a mastigação. Por isso, disfunções dessa articulação devem ser tratadas o mais rápido possível, pois podem causar muito incômodo!

Quando você perde um ou mais dentes, mesmo sem perceber, você acaba usando muito mais o lado da boca com mais dentes para a mastigação. Isso sobrecarrega a ATM, alterando a mordida e causando dores de cabeça e até mesmo, dor de ouvido e tontura, por conta dessa articulação compreender quase toda a musculatura facial.

A reposição dos dentes perdidos é muito importante para que as dores desapareçam e para que não ocorra nenhuma alteração da sua estrutura dentária, como a oclusão ou o deslocamento de dentes, prejudicando a sua mordida.

Tratamento

Uma alternativa perfeita para a falta de dentes são os implantes dentários. Com eles, é possível restabelecer a arcada dentária, normalizando a mordida. Os implantes são próteses fixas que substituem os dentes, exercendo suas funções de mastigação, além de proporcionarem ótima aparência estética ao seu sorriso. Os implantes são realizados na gengiva, por meio pinos de titânio, substituindo as raízes dos dentes perdidos.

Pode até parecer meio estranho, mas é verdade! A falta de dentes podem ser a causa de suas dores de cabeça. Essas dores são excelentes sinais para que um dentista seja procurado, evitando problemas ainda mais graves. Em estágios mais avançados, a falta de dentes pode originar até mesmo o bruxismo e disfunções da ATM. Por isso, é bom manter sempre o cuidado com o seu sorriso.

Conte com a Castell-Odonto para a saúde do seu sorriso! Agende uma consulta conosco e livre-se das dores de cabeça intermináveis: (41) 3014-0104.

Fonte(s): Bonde, Guarulhos Web, IG e Surya Dental