Saúde Bucal

Você sabia que as bactérias de dentes malcuidados podem chegar ao coração?

POR Castell-Odonto - Dia 23 de outubro de 2017

A maioria dos problemas bucais ocorrem por causa da falta de higienização ou da má escovação dos dentes. Por isso, tomar alguns cuidados com a saúde bucal é fundamental para que não ocorram inflamações na gengiva, infecções, mau hálito e entre outros problemas. Aliás, você sabia que as bactérias dos dentes podem chegar até o coração? Pois é!

Inflamações na gengiva podem afetar o coração

Após alguns estudos científicos realizados pela cardiologista Denise Hachul e pelo periodontista José Fernando de Oliveira confirmarem as pesquisas já estudadas há 20 anos, foi associado que um grande número de pessoas com doenças do coração também apresentavam doenças bucais como a periodontite: uma inflamação da gengiva, em estado avançado, que se não for tratada, pode levar até mesmo à perda dos dentes.

Os sintomas dessa doença demoram um pouco para aparecer, podendo demorar mais de um ano. Sangramentos na região da gengiva, ferimentos entre os dentes e dores no local podem ser evidências do problema.

Como ocorre?

Como porta de entrada através da periodontite e de outras doenças gengivais, algumas bactérias podem acabar se espalhando pela corrente sanguínea, chegando até os vasos do coração. Elas causam a diminuição do calibre desses vasos, reduzindo o fluxo sanguíneo, podendo-se agravar em doenças coronárias e até mesmo em infarto.

Como prevenir?

A maior dica que pode ser dada para evitar as infecções da gengiva é a escovação diária e bem-feita, contemplando todos os dentes. Caso sua escova não alcance os sisos e últimos dentes, procure um dentista. Ele poderá te indicar o modelo de escova mais adequado para o seu sorriso ficar mais saudável.

O uso do fio dental também é muito importante, evitando o acúmulo de comida entre os dentes e por consequência, evitando as doenças bucais.

Outros fatores

A má escovação também pode ocasionar o tártaro, que por ficar calcificado entre os dentes, só pode ser removido por dentistas. Essa “sujeira endurecida”, pode piorar ainda mais o entupimento das artérias, contribuindo com as inflamações de articulações e até mesmo com a disfunção erétil nos homens e o parto prematuro para as mulheres grávidas.

Com isso, é evidenciado como a má escovação dos dentes e o desleixo com a higienização da boca é prejudicial, não apenas para a saúde bucal, mas também para a saúde de todo o corpo. A medicina realmente considera a periodontite como um fator de risco para as doenças do coração, caso haja alguma alteração de cor em sua gengiva, inflamação ou ela comece a sangrar, procure um dentista imediatamente!

A Castell-Odonto é especialista em periodontite e te ajudará a restabelecer a saúde de sua gengiva, evitando tanto as doenças bucais, quanto as do coração. Marque uma consulta conosco: (41) 3014-0104

Fonte(s): Bem-Estar, Conquist Odontologia e Globo Repórter