Saúde Bucal

Usar fio dental é mesmo tão importante?

POR Castell-Odonto - Dia 24 de outubro de 2016

Nos últimos meses, a importância do uso do fio dental foi colocada em xeque pelas autoridades americanas que passaram a não recomendar mais o seu uso, apontando que não existem evidências científicas para isso. Com isso, muitos especialistas passaram a discordar deste posicionamento. Confira a seguir o que algumas autoridades no assunto estabeleceram sobre o tema. 

A eficácia do fio dental colocada em xeque

O Dietary Guidelines for Americans, que funciona como um manual de saúde para os norte-americanos, retirou o fio dental de seu último relatório, dizendo que a efetividade do seu uso nunca foi comprovada.

Em contrapartida, no Brasil, a última recomendação do Ministério da Saúde foi a da eficiência do uso do fio dental para auxiliar e complementar a boa higienização bucal.

Já para muitos dentistas, toda essa desconfiança a respeito do fio dental está sendo meio exagerada, já que segundo a presidente da Associação Brasileira de Odontologia (RS), Lina Eda Martinelli de Lima, o uso do fio dental se faz importante, pois sem ele, não tem como fazer uma boa limpeza interdental. É através de seu uso que as bactérias responsáveis pelas placas bacterianas entre os dentes são praticamente removidas. Evitando cáries e problemas nas gengivas que podem ocasionar até mesmo a perda dos dentes.

Outros profissionais da área sentem-se receosos e afirmam que é muito cedo para dizer que o uso do fio dental pode ser abandonado. Se formos analisar, mais de 88% da população mundial tem ou já teve cáries, o que é um número bastante considerável. As causas são totalmente associadas à falta de higiene ou de uma limpeza precária dos dentes, fazendo com que o uso do fio dental se mostre importante para combater as ocorrências desta doença.

Importância do uso do fio dental

O correto é continuar usando o fio dental para garantir a remoção das bactérias que causam a placa bacteriana e podem ocasionar até mesmo uma doença periodontal, além de removerem os restos de comida que ficam entre os dentes. O fio dental alcança lugares que as escovas de dentes não alcançam ou não conseguem chegar facilmente, mesmo utilizando uma escova com cerdas mais finas.

O uso do fio dental também evita inflamações na gengiva, dores, inchaços e vermelhidões (que podem até mesmo ser um início de gengivite).

É bom lembrar dessas dicas ao usar o fio dental:

-Evite forçar a gengiva, fazendo com que ocorram sangramentos na região;

-Passe bem entre os dentes para remover com eficiência os restos de comida e bactérias;

-Use sempre um pedaço de fio limpo em cada dente. Se já usou um pedaço de fio, não o reutilize.

 

Em caso de dúvidas para saber qual é o melhor fio dental para o seu sorriso e sua frequência de uso, consulte um especialista.

Na Castell-Odonto, possuímos uma infraestrutura ideal para você. Aqui, temos profissionais qualificados e especialistas em periodontia que lhe indicarão as melhores e mais eficazes formas de se usar o fio dental. Agende uma consulta! Contato: (41) 3014-0104.