Tratamentos odontológicos para usuários de anticoagulantes

POR Castell-Odonto - Dia 15 de março de 2015

Quando submetidos a tratamentos odontológicos, os usuários de anticoagulantes devem ter o máximo de cuidado para evitar hemorragias, por isso, devem sempre avisar o cirurgião-dentista antes de dar início a qualquer tratamento odontológico, mesmo que seja uma simples limpeza.

O cuidado maior deve ser em procedimentos como extrações, cirurgias periodontais e cirurgias de implante. Nesses casos, recomenda-se a suspensão do medicamento durante um período de tempo prévio à intervenção para evitar sangramento excessivo. Em geral, outros procedimentos odontológicos menos complexos não oferecem riscos aos usuários de anticoagulantes.

Os anticoagulantes são medicamentos usados para afinar o sangue e para prevenir a trombose de artérias e veias. São muito utilizados por portadores de arritmias, doenças valvares e de doenças hereditárias como a trombofilia, ou seja, a propensão a desenvolver trombose.

Essa classe de medicamento é muito usada também em pós-operatórios da cirurgia de quadril e de joelho. O cuidado com a higiene bucal e o hábito das escovação regular ajudar a evitar a necessidade de procedimentos odontológicos mais sérios.

Quando não for possível cessar a medicação, o cirurgião-dentista terá que adotar medidas para estancar eventuais sangramentos. Nesse caso, o paciente também pode minimizar os riscos, evitando a ingestão de bebidas quentes e bochechos nas primeiras horas depois do tratamento dentário.