Saúde Bucal

Tipos de próteses dentárias

POR Castell-Odonto - Dia 24 de junho de 2016

As Próteses dentárias evoluíram muito ao longo dos anos, se tornando cada vez mais modernas, confortáveis e adaptáveis aos pacientes. Também ocorreram diversos avanços científicos e os profissionais estão cada dia mais qualificados para realizar tratamentos especializados. As próteses mais comuns são a total, a parcial removível, a flexível, a sobre implantes e a fixa.


 

Os tipos de próteses


A prótese total pode ser utilizada quando o paciente não possui nenhum dente na boca, ou possui apenas raízes que devem ser extraídas. Essa prótese é feita em acrílico e pode ser modificada de acordo com tamanho e cor adequada.


A prótese parcial removível é caracterizada por “pontes” que ocupam o lugar dos dentes faltantes. Ela é de fácil manutenção e também chama atenção por ser um modelo de melhor custo-benefício.


Geralmente utilizada em casos provisórios e vem como uma boa alternativa para a prótese parcial removível, temos a prótese dentária flexível. Este tipo de prótese é composta de silicone, material que é uma boa opção para idosos.


A prótese sobre implante é a substituição de dentes ausentes utilizando pinos de implantes como sustentação. Ela pode ser fixa, parafusada sobre o implante, ou removível (overdenture), podendo ser retirada e higienizada pelo paciente.


E por fim a prótese fixa, que substitui um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos em virtude de cáries ou traumatismos e que após instalada, não poderá ser removida. Antigamente, esses “novos dentes” não eram tão atraentes, porém, com a evolução tecnológica, pôde-se aperfeiçoar a estética deles através das porcelanas puras.


Na Castell-Odonto contamos com tecnologia de ponta e com um time de especialistas que lhe auxiliarão e vão assegurar a escolha do melhor e mais indicado modelo de prótese. Assim, optando por um tratamento que oferecerá maior qualidade de vida, bem-estar e autoestima.