Saúde Bucal

Tipos de clareamento dental

POR Castell-Odonto - Dia 07 de fevereiro de 2018

Se os seus dentes estão amarelados ou manchados e você se incomoda com isso, saiba que existem vários tipos de clareamento dental que podem ajudar a resolver esse problema.

Mesmo que você se preocupe bastante em escovar os dentes, usar o fio dental e fazer bochechos com antissépticos e flúor, algumas vezes isso não é suficiente para manter o sorriso branquinho. E, infelizmente, dentes amarelados podem passar uma falsa imagem de desleixo e até envelhecer a fisionomia.

Neste artigo, você vai encontrar um guia com os tipos de clareamento dental mais populares, divididos entre tratamentos feitos no consultório e tratamentos feitos em casa, para ajudar você a escolher a melhor opção para o seu caso:

Tipos de clareamento dental realizados em consultório

Os tipos de clareamento dental feitos em consultório são indicados para quem precisa de resultados mais rápidos. Nessas técnicas, é o dentista que faz a aplicação de géis clareadores de uso profissional (como peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio em concentrações mais altas), utilizando protetores para não deixar que os produtos tenham contato com suas gengivas e lábios.

No consultório, os géis clareadores podem combinados com o laser e o LED, que ofereceriam algumas vantagens, mas não existe um consenso sobre o impacto que elas realmente exercem durante e após as sessões. Conheça as técnicas mais usadas pelos dentistas:

  • Clareamento dental a laser: embora seja a técnica mais famosa, nem sempre oferece os resultados mais rápidos. Isso acontece porque a função do laser não é reduzir a duração da sessão, mas sim diminuir a sensibilidade depois do procedimento (que pode ser muito agressivo aos dentes). Dependendo do grau de amarelamento, podem ser necessárias até 4 sessões de 1h30 com um intervalo de 48 horas entre cada uma;
  • Clareamento dental com LED: é bem parecido com a técnica com laser e também pode precisar de até 4 sessões. Nesse caso, o LED é utilizado para intensificar o poder do gel clareador. Pode ser menos agressiva que o laser;
  • Clareamento dental com uma combinação de laser e LED: busca combinar as vantagens oferecidas pelos diferentes tipos de luz, também utilizando os géis clareadores;
  • Clareamento dental convencional: consiste na aplicação apenas do gel clareador em uma dose mais alta, sem a utilização de laser ou LED. É uma das técnicas mais simples, mas traz resultados tão bons quanto as outras e é menos agressiva aos dentes. A desvantagem é que o tempo de aplicação do gel é maior.

Tipos de clareamento dental para fazer em casa

Os tratamentos caseiros variam entre opções cosméticas que duram apenas algumas horas e outras que podem ser até mais eficientes e seguras do que aquelas feitas no consultório. Essas últimas são recomendadas tanto para quem deseja fazer um tratamento completo quanto para quem deseja continuar o tratamento iniciado no consultório.

Conheça os tipos de clareamento dental para fazer em casa:

  • Clareamento preparado pelo dentista: utiliza os mesmos géis clareadores do consultório, mas em concentrações mais baixas. Nesse caso, o dentista prepara uma moldeira de silicone sob medida para você, fornece o gel pronto para o uso e passa todas as orientações. Esse tratamento é menos agressivo e pode oferecer resultados até melhores do que aqueles obtidos no consultório, pois é o único que remove manchas de antibióticos. A desvantagem é que ele é bem mais longo, podendo durar de 7 a 21 dias com aplicações de 30 minutos a 4 horas;
  • Kits de clareamento dental: existem diversas opções no mercado, variando conforme o formato e a concentração do gel clareador. Algumas versões importadas têm moldeiras adaptáveis e um aparelhinho de emissão de luz. Como não existe o acompanhamento do dentista e o tratamento não é personalizado para cada paciente, os riscos são maiores e os resultados podem não ser tão satisfatórios;
  • Clareamento dental feito com fitas adesivas, canetas ou pastas especiais: esse tipo de produto tem efeito cosmético, ou seja, são como uma maquiagem que sai rapidamente;
  • Clareamento dental com produtos caseiros: não há comprovação de que se consiga um clareamento eficiente com bicarbonato de sódio, limão, óleo de coco, açafrão ou carvão ativo, entre outros produtos similares. Como o uso inadequado dessas substâncias pode ser prejudicial, é melhor evitá-las.

Para ter acesso a materiais mais eficazes para o seu caso, conte sempre com o acompanhamento de um dentista. Quanto aos outros produtos, verifique se são aprovados pela Anvisa ou por órgãos de saúde internacionais, pois eles podem causar sensibilidade, danificar o esmalte dos dentes e até mesmo causar novas manchas.

Quanto tempo dura um clareamento dental

Os clareamentos dentais feitos no consultório ou em casa com orientação do dentista têm uma duração de mais ou menos dois anos.

Para que o efeito clareador seja mais duradouro, é necessário evitar o consumo de bebidas e alimentos pigmentados (café, vinho, refrigerantes, molho de tomate, beterraba, açaí etc.) e ficar longe do cigarro. A higiene bucal deve ser feita cerca de 30 minutos após as refeições, com pastas, cremes e enxaguantes sem corantes.

O que você saber antes de fazer um clareamento dental

É importante ter em mente que todas as técnicas causam algum nível de sensibilidade. Mesmo que você tenha boa tolerância ao tratamento, pode ocorrer uma sensação de choque durante as sessões. Por isso, caso você já sofra com esse problema, a melhor opção é sempre ter uma conversa franca com o dentista.

Se você não tem pressa, pode ser mais interessante apostar no clareamento caseiro gradual, que oferece um risco menor à polpa dentária ao mesmo tempo em que tem bons resultados para as margens gengivais e manchas causadas por antibióticos.

Nem mesmo os melhores tipos de clareamento dental são soluções mágicas. Você vai precisar de tempo, paciência e dedicação para obter um bom resultado estético. Contudo, o efeito iluminador em seu sorriso vai valer muito a pena, ajudando até mesmo a aumentar sua confiança e autoestima.

Escolha a clínica certa

A Castell-Odonto está há cerca de 30 anos no mercado e conta com o reconhecimento de clientes que buscam excelência e satisfação plena no atendimento de suas necessidades de tratamento odontológico de alta performance. Temos diversos tratamentos, incluindo cleareamento em casa ou no consultório. Ligue (41) 3014-0104 e agende uma consulta!