Saúde Bucal

Tipos de Aparelhos Odontológicos

POR Castell-Odonto - Dia 22 de junho de 2015

A ortodontia é a especialidade que cuida da correção dos dentes, tratando o amadurecimento da mordida, os arcos dentários e o crescimento e alinhamento dos dentes. Para esse trabalho são usados aparelhos odontológicos que aplicam força externa para movimentar e alterar os dentes. Existem vários tipos de aparelhos odontológicos, cada um com uma função especifica, mas todos partindo do princípio da movimentação dentária exercida por uma força. Veja quais são alguns dos tipos de aparelhos para corrigir os dentes.

Aparelho fixo: Esse é o tipo mais comum dos aparelhos, consiste em braquetes, fios e bandas, como o nome já diz ficam fixos e auxiliam na movimentação gradual dos dentes até a posição desejada.

Aparelho estético: Esses aparelhos tem o mesmo princípio que o fixo, o grande diferencial é que são feitos com material transparente como safira e porcelana. Assim dando a impressão que não se tem nada nos dentes.

Mantenedor de espaço: Esse parelho tem a função de manter o espaço onde um dia teve um dente, por exemplo se um dente de leite cai muito cedo pode se usar esse aparelho, para o espaço não ser perdido.


Aparelho Invisalign: É um aparelho removível, onde são usados alinhadores feito sobre medida e não fios e braquetes. É considerado uma das maneiras mais invisíveis de se corrigir os dentes.


Expansor Palatino: Esse aparelho é usado para expandir o arco da mandíbula. Fica fixo no céu da boca e vai se abrindo ao longo que se quer mais espaço entre os dentes.


Aparelho Lingual: É um aparelho como o fixo, mas é colocado na parte interna dos dentes, assim ficando um aparelho onde ninguém vê.