Saúde Bucal

Queda do dente de leite infantil

POR Castell-Odonto - Dia 30 de julho de 2015

O dente de leite é o nosso dente temporário, sendo menor e mais fraco que o dente permanente, possui também uma camada menor de esmalte, uma raiz mais estreita e uma câmara pulpar maior, tudo comparado ao nosso dente permanente, por isso é necessária a troca da dentição.


O início da troca dentária ocorre em média na faixa de uns 5, 7 anos. Acontece que a dentição definitiva começa a se formar, gerando um amolecimento do dente de leite que está em cima do dente novo, o processo de começar a amolecer até cair pode ser um pouco demorado. Após a queda muitas vezes o dentinho novo já está despontando na gengiva, ou em até um mês nasce, demorando mais que isso é indicado procurar um dentista, a criança pode estar tendo algum problema na gengiva ou até falta de espaço para o novo dente.


Geralmente os primeiros dentes a cair são os anteriores, depois os caninos e em seguida os posteriores, mas essa ordem pode também não ser seguida. É importante deixar que o processo de troca dentária ocorra naturalmente, muitas vezes forçar uma queda precoce do dente pode acarretar em diversos problemas na boca da criança. Existem muitos casos onde a extração do dente de leite é necessária, mas todo esse processo e indicações precisam ser orientados por um dentista de confiança.


Importante lembrar também as crianças a não ficarem colocando a mão suja na boca tentado amolecer o dente, isso pode acarretar em uma inflamação devido aos microrganismos da sujeira. E a qualquer dúvida um dentista precisa ser consultado para acompanhar esse processo da criança.