Quando devemos colocar aparelho nos dentes

POR Castell-Odonto - Dia 15 de abril de 2015

O uso do aparelho ortodôntico pode acontecer principalmente por dois motivos. O primeiro é estético, caso a pessoa não goste da aparência do seu sorriso e o segundo motivo pode ser por fatores que realmente afetam a saúde bucal do paciente.

Confira alguns casos nos quais são recomendados o uso do aparelho dentário:

Dentes apinhados ou tortos

O problema mais comum corrigido pelo uso do aparelho é justamente este. Muitas pessoas possuem dentes que são deitados, estão sobrepostos um ao outro ou ainda que são projetados. Neste caso, o uso do aparelho é recomendado.

Para saber se você sofre deste problema, basta tentar passar um fio dental pelos dentes. Caso seja muito difícil realizar o gesto, seus dentes podem estar apinhados.

O problema aqui é que dentes que estão tortos podem ser mais difíceis de limpar, possibilitando assim, o surgimento da placa bacteriana, que pode causar desgaste do esmalte dentário, cáries e doenças gengivais.

Dentes afastados

Dentes a menos na arcada dentária ou o excesso de espaço entre os dentes também pode ser motivo para usar o aparelho. O problema é que este afastamento pode prejudicar o bom funcionamento da mordida e da mandíbula. Este é outro caso no qual o aparelho ortodôntico é recomendado.

Mordida

Também é importante analisar o tipo da sua mordida. O grande espaço entre os dentes superiores e inferiores e a projeção dos dentes superiores ou inferiores são sinais de que a sua mordida não está correta e podem ser motivos para o uso do aparelho dentário.

Esses são alguns fatores que podem fazer com que o paciente precise utilizar o aparelho. No entanto, lembre-se sempre de consultar o seu dentista. Ele irá recomendar o uso ou não do aparelho ortodôntico.