Dicas

Quais são os alimentos que mancham os dentes

POR - Dia 24 de abril de 2017

Ter dentes brancos – esse é um objetivo de estética mais procurado nos consultórios dentários – mas não a tarefa é simples por ser necessário ter alguns cuidados e eles começam pela escolha correta das comidas que consumimos. Isso mesmo! Os alimentos errados podem prejudicar os tão sonhados dentes brancos.

Então, você sabe quais são os alimentos que mancham os dentes e prejudicam quem faz clareamento ou utilizam facetas e lentes? Bom, se não sabe, então iremos apresentar a você quais são eles, além de falar como manter os dentes brancos e o que fazer caso tenha feito clareamento. Mas primeiro vamos entender quem proporciona a cor branca aos dentes para depois compreendermos como funciona o clareamento dental.

A dentina é quem dar a coloração ao dente, ela fica logo abaixo do esmalte dental, que é, por sua vez, a camada externa que protege a arcaria dentária contra agente invasores, entretanto, no quesito de coloração, existem alguns alimentos que mancham a dentina e corroem o esmalte chegando ao ponto de altera a sua cor radicalmente.

Existem vários tipos de manchas e os principais são: alterações de cor chamadas de extrínsecas (na parte de fora do dente) e manchas intrínsecas (na parte de dentro dos dentes) geradas, às vezes, por alguns alimentos, por hábitos tabagistas, por necrose pulpar, restauração por amálgama, por fluorose dental e por tetraciclina (antibiótico de grande espectro, produzido por uma espécie de estreptomiceto ou obtido por síntese). Mas não se preocupe, pois todas elas possuem tratamentos e podem ser revertidas.


Quais alimentos mancham os dentes?

Para se sentirem bem consigo mesmos as pessoas precisam estar contentes com a sua própria imagem, por isso que os dentes são os alvos quando se fala em estética e consequentemente merecem um cuidado especial. Uma das queixas que os dentistas mais escutam dos pacientes no consultório é a respeito das manchas e a perda do branco, que são causados por alguns alimentos. Por esse motivo separamos para você aqueles que mais causam manchas.


 1. Alimentos com coloração

Quando comemos alimentos que possuem excesso de pigmentação essas substâncias passam pelo esmalte dental, por às vezes estarem porosos, e a consequência são as manchas. Os principais alimentos com maior coloração que devesse evitar são, por exemplo:

• Café

• Chá

• Açaí

• Beterraba 

• Vinho tinto 

• Molho de soja 

• Catchup 

• Mirtilo 

• Suco de uva 

• Refrigerante 


 2. Alimento ácidos ou cítricos 

Esses tipos de alimentos mancham os dentes apenas se forem consumidos com frequência. Isso ocorre porque eles são extremamente ácidos, elevando o Ph da boca e afetando a superfície do esmalte, desta forma causando a desmineralização e favorecendo a captação de pigmentos pelos dentes. Então o melhor é evita-los o quanto puder e aproveite para conferir alguns desses alimentos nocivos aos dentes. 

 • Limão 

• Laranja 

• Kiwi 

• Abacaxi 

• Mexerica 

• Bebidas alcoólicas 

• Vitaminas efervescentes 


Como manter os dentes claros? 

Você acha que os seus dentes estão precisando de um pouco mais de cuidado, mas não tem os recursos para ir a uma consulta e fazer tratamentos de clareamento? Então fique atento à essas dicas fundamentais que irão mudar o jogo ao seu favor. 


 1. Cuidados após comer algum alimento 

 Às vezes com o tempo corrido esquecemos de cuidar dos nossos dentes e isso pode causar graves problemas de saúde bucal, como as manchas dentais. Mas com apenas uma atitude simples você irá manter os seus dentes saudáveis e brancos. 

 Quando comer qualquer alimento que contenha pigmentação forte ou que seja muito ácido o ideal é fazer um bochecho com água logo em seguida. Isso irá ajudar a diminuir a acidez na boca e eliminar os corantes e preparar o terreno para a escovação. Entretanto, é preciso aguardar um tempo de 10 a 20 minutos para escovar os dentes, isso para que a escova não lesione ainda mais os dentes que já estavam sendo prejudicados pelo ambiente ácido e dê tempo à saliva corrigir o problema. 


 2. Cuidados no dia a dia 

Você tem feito a higiene bucal adequadamente durante o dia? Comece com a escovação diária e o uso do fio dental sempre após as principais refeições. Isso irá ajuda-lo a manter os pigmentos longe dos dentes, além de auxiliar na manutenção do esmalte. 

Recomendamos escovar os dentes principalmente antes de dormir e logo após de acordar, pois é quando os ácidos agem na nossa boca causando a desmineralização dos dentes, desta forma deixando-os frágeis e suscetíveis a manchas. Também aconselhamos procurar o dentista de seis em seis meses para que ele realize uma limpeza nos dentes, isso vai ajudar a prevenir o surgimento de manchas e retirar as manchas já existentes.

Você também pode fazer uso de cremes dentais clareadores formulados, especialmente, para remover manchas na superfície dos dentes. Essa remoção ocorre graças aos agentes abrasivos, como a sílice hidratada ou o hexametafosfato de sódio, mas é importante não fazer o uso prolongado dos cremes clareadores para evitar o desgaste do esmalte e, consequentemente, a sensibilidade. 


Fiz clareamento dental, utiliza facetas ou lentes 

Se você fez clareamento dental ou utiliza facetas e lentes é importante saber que existem alguns cuidados especiais para serem seguidos. Isso irá ajuda-lo a evitar manchas após o procedimento e manterá os implantes em perfeito estado por um longo tempo. 


 1. Cuidados durante e após o clareamento 

Uma das soluções mais procuradas para remover as manchas é o clareamento dental, esse procedimento possibilita clarear o tecido mais profundo e interno do dente por meio da ação oxidante do peróxido de hidrogênio (para saber mais acesse), o qual ajuda a dar a aparência mais clara aos dentes. 

Quando os dentes são clareados eles ficam mais porosos, portanto mais suscetíveis à pigmentação e as manchas. Por isso, é importante tomar algumas atitudes a respeito da alimentação durante e após o procedimento. É indicado que evite fumar após o clareamento, usar batom com coloração forte, além de se esquivar dos alimentos corados e excessivamente ácidos e beber bastante água. 


 2. Cuidados com as facetas 

Assim como com os dentes naturais, as facetas devem escovadas regulamente com cremes dentais com flúor não abrasivos, para não as causar danos. Devesse também evitar o consumo de alimentos com pigmentação, por exemplo o café, assim a vida útil delas se prolongará. 

O dentista também dever ser consultado com frequência para fazer limpeza nas facetas usando um polidor não abrasivo durante o procedimento. É importante perceber se você apertar ou ranger os dentes durante à noite, assim o dentista poderá sugerir uma proteção noturna para proteger as facetas de qualquer dano durante o sono, pois se elas forem danificadas ou manchadas não será possível a restauração e deverão ser removidas. 


 3. Cuidados com as lentes de contato dentais 

A boa higienização bucal é obrigatória para qualquer tratamento, ainda mais falando sobre as lentes de contato dental, pois elas são mais sensíveis e finas que as facetas. Desta forma, não é indicado o uso de cremes dentais abrasivos, pois eles podem danificá-las. 

As lentes de contato dental são altamente transparentes podendo evidenciar a coloração dentária que ficará por baixo delas. Por esse motivo é indicado fazer um clareamento dental antes da aplicação das lentes, contudo quando o tratamento exige uma correção mais radical das manchas elas não são indicadas. 

Você tem manchas nos dentes e está procurando uma forma de eliminá-las, então não deixe de entrar em contato conosco da Castell-Odonto, pois estamos preparados para atende-los e indicar o melhor procedimento. Sabendo disso que tal vir conhecer as nossas instalações e bater um papo com um dos nossos odontologistas? Estaremos aguardando você! 


Fontes: Saúde Dicas, Colgate, Oral-B, Minha Vida