Saúde Bucal

Os benefícios das frutas e do leite para o esmalte do dente

POR Castell-Odonto - Dia 25 de março de 2015

O esmalte do dente é uma das proteções mais importantes do nosso sorriso. O esmalte dentário forma-se como uma camada extracelular de espessamento progressivo pela ação de proteínas secretadas pelos ameloblastos. A proteína mais abundante do esmalte do dente é a amelogenina. O esmalte do dente é o revestimento mais externo da coroa, sendo o tecido mais mineralizado do corpo.

A ingestão de alimentos influencia na qualidade do esmalte dentário. O ato de comer regulamente uma maçã, de maneira que possa dar mordidas na fruta inteira, por exemplo, ajuda a limpar a placa dentária e a polir os dentes.

O morango também é excelente para quem deseja dentes mais brancos, pois produz o ácido málico que é responsável pela cor clarinha dos dentes. Outra fruta que produz esse ácido é a uva. O consumo frequente da fruta pode ajudar a disfarçar as manchas de descoloração do nosso dente

Não são só as frutas que ajudam a manter o esmalte dentário e a contribuir para um belo sorriso, alguns alimentos derivados do leite também têm essas propriedades. O ácido láctico presente no iogurte é um ótimo agente para a limpeza oral. O leite puro também contém componentes que minimizam o efeito de alguns alimentos que escurecem os dentes.

Visitar o dentista frequentemente é a melhor maneira de evitar doenças bucais. Agende sua consulta com a equipe da Castell Odonto pelo telefone (41) 3014-0104.