Saúde Bucal

Origens do aparelho ortodôntico

POR Castell-Odonto - Dia 30 de maio de 2015

É muito comum hoje em dia pessoas precisarem do aparelho ortodôntico. Se você parar um minuto, consegue pensar em mais de 5 pessoas próximas que possuem o aparelho ortodôntico, mas já pensou que esse recurso pode não ser tão novo assim?


O primeiro registro de dispositivos para auxiliar os dentes foi há 3 mil anos no Egito. Arqueólogos ingleses encontraram múmias que possuíam tiras de metal presa aos dentes tortos, tornando-se o aparelho ortodôntico mais antigo que se tem registro. Na Grécia antiga, a estética dos dentes também era debatida pelo filósofo, Aurelius Celsus, considerado, por muitos, o pai da medicina. Naquela época, Celsus escreveu sobre como a pressão nos dentes poderia trazer um sorriso mais bonito esteticamente. Em 1728, o então dentista francês Pierre Fauchard escreveu o livro “O Cirurgião Dentista”, no qual explicava o dispositivo que havia inventado para a correção dos dentes. O aparelho descrito possuía um formato de ferradura e expandia os espaços entre os dentes, pois assim acomodaria melhor a todos eles.


Os moldes dos aparelhos como conhecemos hoje, surgiram em meados do século 1920, período em que a utilização de fios de aço inoxidável começou a ser usada. 15 anos mais tarde, os bráquetes começaram a ser utilizados. A ortodontia continua se modernizando a cada dia mais, quem sabe como serão os aparelhos daqui a 50 anos? Só existe a certeza de que a tecnologia irá trabalhar a favor de sorrisos mais perfeitos esteticamente.