Saúde Bucal

O transplante dental já foi uma prática, conheça essa curiosidade

POR Castell-Odonto - Dia 17 de agosto de 2015

Transplante dental é o ato de transplantar um dente, podendo ser da mesma pessoa, só trocado de local, ou de um doador, claro que essa prática já não acontece mais, mas era muito utilizada na idade média.


Segundo pesquisadores as primeiras evidencias de transplantes dentários aparecem em meados do século XI, e até o século XX, mais ou menos no ano de 1953 profissionais ainda discutiam as possibilidades dessa pratica.


O transplante dental teve seu início, pela necessidade dos nobres manterem seus sorrisos esteticamente bonitos de acordo com os padrões da época, e como materiais como a resina ainda não existiam, os pobres eram vistos como “doadores”, sim os dentistas arrancavam dentes saudáveis da boca dos pobres para transplantar nos ricos, naquela época as bactérias e todos os microrganismos não eram estudados e conhecidos a fundo. Existem registros que no século XI até dentes de animais foram transplantados na boca dos nobres.


Em 1808 um italiano chamado Giuseppangelo Fonzi, confeccionou o primeiro dente de porcelana, dando assim fim a pratica corriqueira do transplante dentário.


Dados retirados da página “Dicas Odonto”.