Saúde Bucal

O que é gengivite e como tratá-la?

POR Castell-Odonto - Dia 23 de agosto de 2017

Você já teve gengivite? Conhece alguém que tem ou sofre com ela? Você sabe o que é gengivite e como tratá-la? Bom, a gengivite é uma doença que atinge grande parte da população brasileira. No seu estágio inicial ela não é uma doença grave e pode ser tratada facilmente, contudo se não for cuidada no início pode levar a sérias complicações.

Um dos problemas mais graves que a gengivite pode causar é a perda dos dentes devido à destruição do osso que o sustenta na boca. Mas você não precisa se assustar, basta seguir algumas recomendações de saúde bucal que vai ver aqui.

Neste artigo, você aprenderá o que é gengivite, quais são as suas principais causas e como evitá-la, avaliando seus sintomas e sinais, além de como fazer um tratamento preventivo na sua própria casa.

O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva ocasionada pelo acúmulo de placas bacterianas na base dos dentes que se não for tratada pode evoluir até atingir o osso alveolar. A placa bacteriana é uma película viscosa e incolor que se forma, de forma contínua, nos dentes e na gengiva, mas que pode ser facilmente removido por meio da escovação diária.

Se a placa não for removida adequadamente, ela produzirá ácidos que irritam a mucosa da gengiva e causam a inflamação. Para reconhecer se você sofre de gengivite, basta ficar atento aos seus três estágios de evolução:

1. Gengivite: inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana


2. Periodontite: danificação dos ossos e fibras que sustentam e mantêm os dentes na sua posição


3. Periodontite avançada: quando as fibras e ossos de sustentação dos dentes estão totalmente destruídas


Fique atento sobre esses estágios para que possa ser feito o tratamento correto no momento adequado.

Causas da gengivite

Mesmo com a correria do dia a dia, é muito importante cuidar da saúde bucal e ficar longe de hábitos alimentares que ajudam a acentuar a gengivite, como fumar ou comer doces frequentemente.

Outras causas que podem levar à gengivite são: má alimentação, uso de alguns medicamentos, dentes desalinhados, alterações hormonais, má oclusão dos dentes, formação e tártaro, cáries dentárias, baixa produção de saliva ou nenhuma, cigarro, exposição a metais pesados, além de causas recorrentes com a manifestação de enfermidades como herpes labial diabetes, epilepsia, AIDS, leucemia ou hipovitaminoses.

Principais sinais e sintomas da gengivite

Está preocupado se você tem ou não gengivite? Então fique atenta aos principais sintomas de quem está com as gengivas inflamadas. Elas são:

  • Desconforto

  • Mudança na coloração da gengiva que deixa de ser rosa e passa a ser vermelha

  • Sangramento

  • Mau hálito

  • Gosto amargo na boca

  • Retração da gengiva

  • Aspectos amarelado dos dentes


Você também deve ficar atento se as suas gengivas estão inchadas, sensíveis e sangram facilmente durante a escovação. Além disso, a gengivite pode formar bolsas entre os dentes onde se acumulam restos de comida e placa bacteriana, causando mau hálito frequente, gosto ruim e até mudança na estrutura dos dentes.

Quando for percebido algum desses sintomas ou o conjunto deles, é importante verificar se você está escovando os dentes de forma correta e usando o fio dental, já que a melhor forma de eliminar as bactérias causadoras da infecção é por meio de uma escovação adequada.

Contudo, vale o aviso: mesmo que você esteja fazendo uma higiene bucal corretamente, mas os sintomas ainda persistam, deve-se consultar o seu dentista para iniciar o tratamento imediatamente.

Como evitar a gengivite?

Nunca foi tão fácil evitar a gengivite. Com essas dicas você tem grandes chances de se ver livre dessa doença. Confira o que é necessário fazer:

  • Manter uma higiene bucal contínua (diariamente)

  • Ir ao dentista regularmente para realizar a limpeza, ao menos a cada seis meses

  • Escovar os dentes e usar o fio dental

  • Ingerir alimentos que irão garantir uma nutrição correta

  • Evitar ao máximo cigarros e outros tipos de tabaco

  • Limpeza do tártaro

  • Comer alimentos ricos em vitamina C


Como tratar a gengivite?

Quando a gengivite está no início, é bastante fácil tratá-la em casa sem problema algum, porém quando o quadro clínico está bastante avançado, o ideal é procurar um dentista para que ele possa receitar antibióticos e antiinflamatórios como recurso terapêutico. Em casos mais graves, é indicado a cirurgia periodontal.

Para combater a gengivite na sua casa com remédios naturais e totalmente seguros, você pode escolher um dos tratamento a baixo:

1.Com sal

Basta pôr uma colher de sal em um copo com água morna e fazer o bochecho sempre após a escovação até que os sintomas melhorem.

2. Com bicarbonato de sódio

Faça uma pasta de bicarbonato com água em um copo, depois pegue um pouco dele com as pontas dos dedos e massageie a gengiva e, em seguida, escove os dentes normalmente até que os sintomas desapareçam.

3. Com Cravo da Índia

Esse é uma das formas mais simples que você pode fazer na sua casa. Basta fazer o chá com Cravo da ìndia e depois utilizá-lo para fazer bochecho e enxágue bucal, pois sua composição tem propriedades anti-inflamatórias.

Entretanto, ressaltamos novamente que nenhum desses tratamentos caseiros vai funcionar se você não escovar os dentes frequentemente, passar o fio dental e evitar maus hábitos, uma vez que o principal fator da gengivite é a falta de higiene bucal.

Ainda com dúvidas? Então entre em contato conosco! A Castell-Odonto possui dentistas especializados que irão lhe ajudar a tirar todas as suas dúvidas e resolver os seus problemas dentais.