Saúde Bucal

O que é Dentística?

POR Castell-Odonto - Dia 15 de maio de 2015

Dentística é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e da restauração dental. Pode ser dividida em preventiva, restauradora e estética.


A dentística preventiva concentra-se na prevenção dos elementos dentais, levando em consideração os desafios cariogênicos. Envolve o ensino dos procedimentos para higienização bucal, recomendações de não ingestão de alimentos cariogênicos, emprego de selantes nas fissuras e fóssulas e a adoção de fluorterapias, por exemplo.


A dentística reparadora preocupa-se com a remoção da lesão provocada pela cárie, recuperando a forma, a função e a aparência dos elementos dentais que foram acometidos ou sofreram traumatismos. A restauração de dentes é uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas em vários níveis, além de influenciar negativamente a mastigação dos alimentos.


A cárie é tão antiga quando o surgimento do homem, mas seu estudo científico começou por volta de 1891 como um dos postulados do pesquisador Greene Vardiman Black que lançou as bases científicas que cumularam no preparo cavitário e restauração dental.


A estética também é uma das funções da dentística. As novas posturas clínicas restauradoras permitem restaurações cada vez mais próximas do natural. Para isso, os profissionais valem-se de serviços como clareamentos dentais, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e outras técnicas. De forma geral, a dentística previne a perda do elemento dental.