Saúde Bucal

O que é ATM?

POR Castell-Odonto - Dia 17 de agosto de 2017

A ATM é uma articulação temporomandibular que liga o maxilar humano à mandíbula. Essa é uma das articulações mais complexas do corpo e é responsável pelos movimentos da mandíbula. Já os problemas que ocasionam qualquer disfunção da mandíbula podem ser chamados de DTM, cuja principal característica é uma desconfortável sensação de que a mandíbula está saltando para fora. A ATM está localizada logo à frente do ouvido, desempenhando diversas funções, como movimentos de abertura e fechamento da boca, mastigação e fala.

As disfunções da ATM (DTM)

As disfunções da ATM, também conhecidas por DTM, são dificilmente detectadas pelas pessoas devido a seus sintomas genéricos, podendo ser confundidos com diversas outras doenças. Por isso, é imprescindível a realização de exames clínicos e procedimentos de raio-X para que as DTMs sejam detectadas, descobrindo realmente qual é a fonte de suas dores.

A rapidez e agilidade no processo de tratamento são muito importantes para que não desencadeiem novas doenças como artrite, deslocamentos e lesões, provenientes dessas disfunções. Procurar uma ajuda clínica desde o início das dores é essencial para um tratamento mais rápido e preciso.

Os sintomas mais comuns das disfunções da ATM são:

  • Dores no ouvido, que ocorrem por conta da proximidade da região com a ATM 
  • Sensibilidade na mandíbula 
  • Estalos ao abrir a boca e sensação de desencaixe da mandíbula, geralmente ocasionados pelo deslocamento do disco articular, que amortece as superfícies ósseas da região 
  • Brusca mudança da maneira com que os dentes superiores e inferiores se encaixam 
  • Dores de cabeça e no pescoço. Essas dores também se devem ao fato da proximidade da articulação temporomandibular com essas partes do corpo. Normalmente não são dores de cabeça em si, mas são referentes aos músculos presentes na região. 

Tratamento

Não existe cura para essas disfunções, mas existem vários tratamentos que melhoram consideravelmente as dores na região. O seu caso deve ser analisado pelo seu cirurgião-dentista para que ele possa definir qual é o tratamento mais eficaz para você. Desprezar o tratamento poderá ser crucial, pois esta doença é caracterizada por ser progressiva, piorando cada dia mais caso não haja um tratamento especializado

Os tratamentos englobam desde exercícios de relaxamento para diminuir o estresse, aplicação de calor úmido e até mesmo medidas físicas como o uso de protetores bucais para evitar o deslocamento da mandíbula e aparelhos chamados de placa de mordida, feitos sob medida para o seus dentes. Esses procedimentos amenizarão o ranger dos dentes superiores e inferiores.

Relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos também podem ser receitados pelo seu cirurgião-dentista. Caso a ATM já esteja bem afetada, os tratamentos podem não surtir efeito, fazendo com que as articulações necessitem de uma cirurgia, que deverá ser proposta pelo seu dentista.

Na Castell-Odonto, somos especialistas em tratamentos para Disfunções Crânio-mandibulares. Caso você esteja com alguns dos sintomas listados, procure um de nossos cirurgiões-dentistas para que um diagnóstico seja realizado o quanto antes. Entre em contato!

Fonte(s): Instituto Sorriso, Colgate, Minha Vida e Sorrisologia