Saúde Bucal

5 motivos para sua empresa investir na saúde bucal dos funcionários

POR Castell-Odonto - Dia 16 de outubro de 2018

Quem tem um negócio sabe que o rendimento da equipe depende não apenas da capacidade de cada um, mas também do bem-estar das pessoas. Por isso, embora muito já se fale sobre cuidados médicos, também existem diversos motivos para a empresa investir na saúde bucal dos funcionários.

Conheça as principais razões para implantar um programa de cuidados que inclua a educação para a saúde dentária e convênios odontológicos na sua empresa:

1. Redução do número de faltas e aumento da produtividade

Os prejuízos à saúde da cavidade oral afetam a qualidade de vida como um todo, sendo responsáveis por uma grande parcela das faltas nas empresas. No setor industrial, por exemplo, o absenteísmo relacionado a problemas dentários chega a 20% de acordo com o Conselho Regional de Odontologia do Paraná.

Dessa forma, quando a empresa investe em um convênio odontológico e na educação dos colaboradores visando à higiene oral, reduzem-se as chances de um funcionário se atrasar ou se ausentar em função de problemas como dor dentária, cáries e periodontite – também de ele se afastar devido a uma complicação.

2. Maior facilidade para contratar e reter talentos

Se antigamente o salário era o melhor atrativo que uma empresa poderia oferecer para captar profissionais altamente capacitados e reter esses talentos, hoje em dia a situação é outra. Além da remuneração mensal, os colaboradores buscam outros benefícios, como a assistência odontológica.

Com planos individuais e familiares cada vez menos disponíveis e pouco acessíveis, os convênios de saúde oferecidos pelas empresas ocupam lugar de destaque na lista de benefícios mais valorizados pelos funcionários.

Dessa forma, quando a empresa oferece essa possibilidade, o setor de recursos humanos tem uma grande vantagem na hora de contratar os perfis desejados e garantir altos índices de retenção de pessoal.

3. Maior motivação e satisfação da equipe

Fazer parte de uma empresa que valoriza os funcionários é o que realmente faz um colaborador “vestir a camisa” e dedicar todo o seu potencial às funções que ele deve exercer. E para conseguir criar esse clima, é preciso sair dos discursos prontos das reuniões motivacionais e colocar em prática políticas internas para a valorização da equipe.

Uma excelente forma de mostrar que os colaboradores são o principal recurso da empresa é por meio da implantação de um programa de cuidados odontológicos.

Essa ação vai além da já conhecida assistência médica e deixa claro que os empregadores se importam com tudo o que possa afetar o bem-estar de seus funcionários, fazendo com que eles se sintam importantes dentro do fluxo produtivo, tenham uma satisfação maior por fazer parte da equipe e se sintam cada vez mais motivados para contribuir com a empresa.

4. Aumento da autoconfiança da equipe

Ter um sorriso bonito é um elemento-chave para a autoestima de todo mundo, pois esse é um dos nossos principais cartões de visita.

Dessa forma, quando uma pessoa se sente incomodada por ter dentes tortos, manchados ou faltantes, é muito comum que ela se retraia, evite interagir com os demais e se torne insegura – e isso não é diferente no ambiente profissional.

Assim, quando os funcionários têm acesso a cuidados odontológicos, eles podem corrigir essas imperfeições e recuperar sua autoconfiança. Em consequência, em curto e médio prazo é possível observar mudanças positivas como o aumento da segurança e da assertividade dos colaboradores pelo simples fato de eles se sentirem mais satisfeitos com a própria aparência.

5. Criação de um clima empresarial amigável e estimulante

Quando sorrimos para uma pessoal, ela geralmente sorri de volta para nós, não é mesmo? Isso acontece porque o sorriso transmite uma mensagem positiva e contagiante, despertando atividades cerebrais associadas à sensação de prazer e bem-estar.

Em uma empresa onde as pessoas se sentem confiantes para exibir um belo sorriso, o otimismo e as atitudes positivas tendem a aflorar, permitindo que elas trabalhem mais felizes e menos estressadas ao mesmo tempo em que se cria um ambiente propício para as novas ideias.

Dessa forma, os cuidados odontológicos se traduzem em uma maior vontade de dar o seu melhor, evoluir e crescer profissionalmente, o que se reflete em maior produtividade para o seu negócio.

Agora que você conhece os principais motivos para a empresa investir na saúde bucal dos funcionários, entre em contato conosco para descobrir como podemos auxiliar você e o seu setor de recursos humanos a oferecer esse benefício para a sua equipe.

Fonte(s): CRO-PR e Revodonto