Meu dente caiu, e agora?

POR Castell-Odonto - Dia 25 de maio de 2016

Quando somos crianças, os dentes primários (ou de leite) caem para dar lugar aos dentes permanentes. É um processo natural, que inicia por volta dos 5 anos de idade. Mas, a queda da dentição nos adultos ocorre por outras causas como ausência congênita, trauma, doenças e também por falha mecânica.

O mais comum é ocorrer a periodontite, uma infecção na gengiva e nas estruturas de suporte dos dentes causando perda óssea. A doença pode progredir e causar a perda de todos os dentes ou danificá-los a ponto de terem que ser extraídos.

A perda acontece devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes e gengivas. Então, começam a formação de bolsas que se estendem para a raiz e osso. Se não for tratada, a doença destrói o maxilar adjacente e o dente fica frouxo.

A cárie também é uma doença que causa a queda dos dentes, pois provoca infecção no osso ao redor da raiz. Conheça outros motivos da perda da dentição em adultos:

Ausência Congênita

Ocorre quando não existe sucessor para o dente de leite, que permanece no lugar até a perda da raiz.

Trauma

Os dentes podem ser arrancados, como quando a pessoa sofre uma queda.

Falha Mecânica

Os hábitos de apertar e ranger os dentes também causam a queda da dentição, assim como outros problemas mecânicos que deixam os dentes fragilizados.

Consulte sempre o dentista para saber como cuidar dos seus dentes e evitar a perda deles. A Castell Odonto tem uma equipe qualificada para prestar a você um excelente atendimento.