Saúde Bucal

Higiene bucal correta para quem usa aparelho

POR Castell-Odonto - Dia 15 de julho de 2015

Os aparelhos ortodônticos estão cada vez mais comuns na boca das pessoas em busca de um sorriso estético. Mas sem a higienização correta dos dentes, o uso do aparelho pode corrigir um ponto e acabar prejudicando outro. Com o uso de aparelhos a higiene bucal precisa de um cuidado redobrado, para que no final do tratamento o sorriso esteja perfeito e sem problemas que vem com a má higienização.


A má higienização pode resultar em caries e até infeções mais sérias na gengiva podendo levar a perda dentária. Para uma excelente limpeza dentária é necessária uma escova bem macia, o passa fio, a escova monotufo e limpador de língua.


O ritual de limpeza de quem usa aparelhos tende a ser mais demorado pelos cuidados extras, que são essenciais. Primeiro se passa o fio dental com a ajuda do passa fio, ou em alguns casos o próprio fio já vem com a pontas próprias. O fio dental deve ser passado entre todos os braquetes e dentes. Em seguida a escovação com a escova monotufo, passando minuciosamente entre os braquetes, após isso a escovação em todos os dentes com a escova de dente macia. Para finalizar a higiene bucal usar o limpador de língua e um enxaguante.


O indicado é sempre ter um kit higiene bucal com você, contendo a escova de dente, fio dental, pasta de dente e enxaguante. Não tenha vergonha de estar com a higiene da sua boca em dia, após todas as refeições use seu kit.