Saúde Bucal

Gravidez também é motivo para ir ao dentista

POR Castell-Odonto - Dia 10 de junho de 2015

A gravidez também é um período para se consultar o dentista. É importante que futura mãe continue a consultar o dentista durante a gravidez para realizar exames orais e limpezas profissionais nos dentes. Cuidar dos dentes e gengivas durante a gestação contribui para a saúde geral da futura mãe e do bebê, pois se a boca da gestante é saudável, é mais provável que a do bebê também seja.


A gestante deve informar ao dentista sobre a gravidez e quaisquer alterações sentidas na saúde oral. Nessa etapa, bom cuidado diário da saúde bucal é vital. Então, recomenda-se sempre escovar os dentes três vezes por dia e recorrer ao fio ou fita dental para a limpeza entre os dentes. Outra dica é manter uma dieta equilibrada e limitar lanches entre as refeições.


A boca da grávida pode ser afetada por mudanças hormonais. Algumas mulheres desenvolvem a gengivite, inflamação das gengivas que pode causar inchaço e sensibilidade. As gengivas também podem sangrar um pouco quando a gestante escova ou faz uso do fio dental. Se não tratada, a gengivite pode se agravar. Ao ser consultado, o dentista pode recomendar limpezas mais frequentes para evitar esse quadro.


Na gravidez, alguns medicamentos podem ser usados ​​durante e após o tratamento odontológico para torná-lo mais confortável. Sabendo da gravidez da paciente, o dentista poderá determinar que tipo de medicamento poderá ser receitado. O dentista pode ainda consultar o médico que acompanha a gestante para determinar quais analgésicos ou antibióticos poderão ser ingeridos com segurança por ela durante a gravidez.


Caso a gestante sofra uma emergência odontológica ou necessite diagnosticar um problema dentário precisará recorrer a exame de raio X. Embora, a radiação de raios X dentais seja extremamente baixa, o ideal é que a gestante seja protegida por um avental de chumbo para minimizar a exposição ao abdômen ao aparelho.


Em algumas mulheres, normalmente, durante o segundo trimestre podem surgir tumores nas gengivas. Esses tumores não são malignos ou simples inchaços. Geralmente são encontrados entre os dentes e acredita-se que estão relacionados ao o excesso de placa. Sangram com facilidade e têm uma aparência semelhante a uma framboesa. Geralmente desaparecem após o nascimento do bebê. Caso a futura mãe prefira, pode conversar com o dentista sobre a possibilidade de removê-los. Durante a gravidez, essas e outras alterações bucais deverão ser informadas ao dentista.