Entenda como as bactérias de dentes malcuidados estão ligadas ao AVC

POR Castell-Odonto - Dia 30 de outubro de 2017

O acidente vascular cerebral pode ser causado de diversas maneiras, mas provavelmente, você nunca sequer imaginou que problemas com a saúde bucal podem ser um dos causadores dos AVCs. Então é bom tomar cuidado com a higiene dos seus dentes, língua, gengiva e bochechas para evitar, além das doenças bucais, às doenças vasculares..

Pesquisa de validação

Em um estudo publicado no dia 9 de dezembro de 2016 pela revista científica Scientific Reports, pôde se confirmar o que as pesquisas vêm publicando há 20 anos. Foi associado que os micro sangramentos cerebrais são marcadores preditivos dos acidentes vasculares cerebrais. Com isso, foi feita uma pesquisa para tentar descobrir como eles eram causados. Essa pesquisa, realizada em Kyoto, no Japão, sugere que a bactéria bucal Streptococcus mutans é um fator de comprometimento cognitivo associado ao AVC e também a outros distúrbios cerebrais.

Ao investigar a conexão entre as bactérias orais e os MHCs, esse grupo de pesquisadores japoneses da National Cerebral and Cardiovascular Center constatou uma forte ligação entre ambos. Isso porque, entre os pacientes que apresentavam hemorragia intracerebral, em grande parte deles foi encontrada uma bactéria específica na saliva (CNM-positivas S. mutans), evidenciando que elas estão conectadas.

Os pesquisadores também realizaram exames de ressonância magnética para identificar a presença de micro hemorragias cerebrais que podem causar demência. E, como resultado, mais uma vez, foi destacada a relação dessa bactéria ao número CMBS, que foi muito maior em pessoas com CNM-positivas do que naqueles sem elas.

Conclusão

Os exames odontológicos detectaram que 31% das amostras utilizadas na pesquisa teve cáries nos dentes e 28% delas possuíam índices periodontais. Sendo assim foi constatado que as bactérias S. mutans, decorrentes dos dentes malcuidados, realmente podem causar rupturas arteriais no cérebro.

Esses estudos evidenciam ainda que cuidar da saúde bucal é extremamente importante, pois além da estética bucal e de manter a saúde dos dentes, você também estará cuidando da saúde do seu coração e evitar doenças vasculares, como o temido AVC.

E não para por aí

Atualmente, está sendo investigado, no Japão e no Reino Unido, o papel das doenças orais como agentes colaboradoras ou causadoras de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

Por isso, é mais do que bom estar sempre em dia com os cuidados bucais. Caso esteja com sintomas de cáries, gengivite ou periodontite, procure um dentista para uma avaliação! Conte com a Castell-Odonto para a saúde dos seus dentes: ligue (41) 3014-0104.

Fonte(s): Lohcus, Jornal Dentistry (1) (2) e Dental Press