Dentes amarelados? Conheça as causas e como prevenir

POR Castell-Odonto - Dia 17 de fevereiro de 2017

A procura por tratamentos para o branqueamento dos dentes é frequente nos consultórios odontológicos. Quem não deseja um sorriso branco, que rejuvenesce o rosto e aumenta a autoestima?  Um experimento realizado pelo Carisbrook Dental, publicado pelo site britânico Daily Mail, destacou que dentes manchados e amarelados podem envelhecer em até 12 anos uma pessoa, o que reforça esta preocupação com a coloração do sorriso.

Causas da mudança de pigmentação

Os dentes, durante as refeições, acabam acumulando um pouco de tudo que comemos. Isso porque o esmalte que os recobrem é levemente poroso, com isso, dezenas de resíduos acabam sendo acumulados neles durante o dia. A escovação após as refeições é fundamental para que esse acúmulo não seja prejudicial para o seu sorriso.

A pigmentação dos dentes também pode estar associada a causas genéticas, sendo assim, varia de pessoa para pessoa. Algumas doenças também podem influenciar para que os dentes fiquem amarelados: a dentinogênese, por exemplo, acaba provocando problemas na dentina e no esmalte. Já as alterações hormonais, como as que acontecem com as glândulas tireoide, também podem interferir na coloração de seu sorriso. Por isso, é sempre bom fazer um check-up geral. Alguns problemas dentais podem ser resultado de outras doenças!

Alimentos que agravam o amarelado

Bebidas que contêm pigmentos escuros ou coloridos, como o café, chá preto e refrigerantes devem ser evitadas. Os pigmentos contidos nelas passam pelos poros dos dentes, causando o escurecimento deles. As bebidas ácidas também provocam erosão, tornando os dentes mais propensos a ficarem amarelados.

Em contrapartida, alimentos que fortalecem o esmalte dos dentes são ótimos para mantê-los brancos. Combatendo a acidez bucal, os laticínios e alimentos ricos em cálcio, potencializam a boa aparecia do seu sorriso.

Já as comidas fibrosas, são ótimas para fazer uma limpeza natural nos dentes. Cenoura, maçã e pera são alguns dos alimentos que contribuem com esta limpeza.

Hábitos prejudiciais ao sorriso

O cigarro é um dos responsáveis para o rápido escurecimento dos dentes. As sustâncias químicas contidas nele inibem a proteção causada pela saliva, pois o fumo acaba deixando a boca ressecada. Além disso, a nicotina é responsável por desgastar o esmalte e manchar sua dentição. As bebidas já citadas também devem ser consumidas com moderação, escovando os dentes em seguida.

Muitas pessoas tentam receitas caseiras para clarear os dentes, sem o acompanhamento de um profissional. Ao excluir a orientação necessária, o resultado pode ser reverso, corroendo o esmalte dos dentes.

A escovação é fundamental para manter a boa aparência de seus dentes, evitando a formação de placa bacteriana e então a coloração amarelada indesejada. A consulta regular ao dentista para limpeza e orientação é uma ótima forma de prevenção! Venha conhecer a Castell-Odonto e os tratamentos oferecidos para deixar seu sorriso ainda mais bonito.