Cuidados bucais na terceira idade

POR Castell-Odonto - Dia 19 de agosto de 2016

Cuidar dos dentes é imprescindível em todas as idades. Manter bons hábitos com a saúde bucal deve fazer parte da rotina de todos, principalmente dos idosos, que são mais propensos ao desenvolvimento de cáries e problemas na raiz dos dentes. Com isso, eles devem ficar mais atentos aos cuidados necessários para o bem-estar de seus sorrisos.

Além disso, muitos idosos, pela delicadeza da idade, atentam-se aos cuidados de outras doenças, abandonando então a saúde bucal, tão essencial e que influencia na alimentação e autoestima. É na terceira idade que há maior procura por implantes, por exemplo, a fim de reabilitar a saúde oral, melhorando então mastigação, fala, entre outros aspectos.

Problemas e doenças comuns

Um dos principais problemas na saúde bucal dos idosos é a sensibilidade. Alimentos quentes ou frios podem afetar a dentição. Com o passar dos anos, os dentes ficam mais sensíveis, tanto aos alimentos, quanto às doenças. É sempre bom pedir dicas ao seu dentista sobre quais cremes dentais utilizar e quais os procedimentos a serem tomados.

Outras desordens comuns nesta fase da vida são a xerostomia e a gengivite, podendo resultar até mesmo a perda dos dentes. A retração da gengiva também é bem comum, o que acaba expondo os dentes e ocasionado maiores riscos de cáries e outras doenças.

A famosa boca seca é de ocorrência comum para a idade. Muitas vezes, os principais vilões são os medicamentos, devido suas ações e reações. Se não tratada, a xerostomia pode acabar prejudicando os dentes devido à falta de saliva, esta que detém um papel importante no controle da proliferação de fungos e bactérias.

A gengivite, também comum na terceira idade, pode ser causada por escovação inadequada, doenças pré-existentes como diabetes e problemas cardíacos, estresse e o fumo. Em estágio inicial, a gengivite é de fácil cura, porém, se não for tratada de imediato, os riscos de ocasionar danos irreversíveis em seus dentes são imensos, através da evolução da doença, com a periodontite.

Higienização e cuidados com os dentes

A higiene bucal deve ser feita sempre após as refeições. Uma escova de dentes correta também auxilia na hora da escovação. É preferível que seja utilizada uma escova com cerdas macias e com a cabeça pequena. Já para quem tem problemas ou restrições locomotoras nos membros superiores, uma boa opção é a escova elétrica. O fio dental também deve ser utilizado, todos os dias. E as pastas de dente mais recomendadas são as com flúor ou as específicas para cada caso, como as especiais para dentes sensíveis.

Com o aumento expressivo da população mais velha, é sempre bom estar atento aos principais cuidados para manter com relação a saúde bucal nesta idade. É bom reforçar que é importante recorrer aos profissionais da área em caso de qualquer anormalidade como dores, dificuldades ao mastigar e até mesmo para falar. Na Castell-Odonto, contamos com profissionais qualificados, além de excelentes e modernos laboratórios para as suas consultas. Também realizamos serviços como a colocação de próteses dentais e indicamos os tratamentos mais eficazes e precisos para os seus dentes e para a sua idade.