Estética

Fazer clareamento dental enfraquece os dentes?

POR - Dia 22 de janeiro de 2018

Possuir dentes brancos e brilhantes é o desejo de muitas pessoas. Uma das principais alternativas para a realização desse objetivo é a realização do clareamento dental. Isso porque, com o passar dos anos, os dentes vão ficando amarelados devido ao consumo de bebidas, cigarro e alimentos que vão incorporando pigmentações, causando até mesmo manchas. Mas, afinal, fazer clareamento dental enfraquece os dentes?

O clareamento dental é um procedimento muito simples, podendo ser realizado em consultório, com laser, ou em casa, por meio de uma moldeira confeccionada com base no seu sorriso. O clareamento acaba promovendo a aparência estética desejada e , por consequência, elevando a autoestima.

Contudo, mesmo sendo bem conhecido, esse procedimento ainda é cercado de dúvidas e mitos.

Clareamento dental

O clareamento dental realmente deixa o seu sorriso mais sensível, podendo ocasionar inflamações na gengiva. Ou, ainda, a desidratação dos dentes, pois eles são expostos a altas temperaturas. Porém,dizer que os dentes enfraquecem após o clareamento, é um mito.

O procedimento consiste em uma reação química que não oferece dano algum para a estrutura dos dentes.

Clareamento com receitas caseiras

Na internet, o que mais se encontram são receitas caseiras que possuem potencial efeito clareador dos dentes. Vale ressaltar que essas receitas são abrasivas, podendo danificar a estrutura externa dos dentes. Receitas com bicarbonato de sódio, limão e água oxigenada, por exemplo, devem ser evitadas.

Cremes dentais clareadores

Os cremes dentais vendidos no mercado como clareadores não branqueiam de fato. Esses produtos possuem pouca quantidade de agentes ativos de clareamento. Usar esses cremes dentais, todos os dias, pode até ser prejudicial para o seu sorriso, pois são muito abrasivos. Eles até removem as manchas mais superficiais, dando uma aparência branqueadora, no entanto aconselha-se que sejam utilizados de forma moderada.

Na Castell-Odonto, contamos com os dois tipos de clareamentos: o com laser e o caseiro. Eles podem ser feitos com qualquer pessoa, exceto: gestantes, crianças, pessoas que apresentam periodontite ou retração gengival. Nossa equipe especializada indicará qual é o melhor dos dois para os seus dentes.

O clareamento dental proporciona um sorriso muito mais branco, confiante e bonito. Agende uma consulta conosco. Ligue para: (41) 3014-0104.

Fonte(s): Colgate, Odontologia em Fortaleza e Terra