Saúde Bucal

Benefícios das facetas e lentes de contato

POR Castell-Odonto - Dia 20 de julho de 2016

Ter um sorriso bonito é o sonho de muitas pessoas. Isso porque nem todas possuem a arcada perfeita, sorriso simétrico e branquinho. O sorriso bonito é tão importante que alguns indivíduos se sentem mais tímidos e com medo de sorrir! Assim, buscar tratamentos adequados é importante para recuperar não somente a qualidade da saúde bucal, mas a confiança.


 

Neste aspecto, temos as facetas e lentes de contato. As facetas e lentes de contato são laminados que exercem praticamente a mesma função: a de “encapar” os dentes, os tornando muito mais bonitos e atraentes.


 

Muitas vezes esses procedimentos são confundidos por serem semelhantes, mas se distinguem da seguinte forma: as facetas contam com 1 mm de espessura e são cimentadas nas faces frontais dos dentes incisivos para melhorar a aparência do sorriso ou fazer algumas correções dentárias. Como elas são um pouco espessas, geralmente é necessário fazer alguns desgastes nos dentes naturais. Já as lentes de contato, são mais fininhas, o que garantem um desgaste bem menor aos dentes naturais, estas com cerca de 0,2 mm e 0,3 mm de espessura.


 

Como ocorrem os tratamentos


 

Ambos os tratamentos são utilizados também para o branqueamento dental. As facetas e lentes não mancham, o que garantem a mesma cor sempre. Cafés, chás, vinhos, refrigerantes e outros alimentos não vão interferir na coloração dos “novos dentes”. Para a garantia de um sorriso perfeito, o uso dessas lâminas é feito geralmente nos dentes incisivos e pré-molares que aparecem no sorriso, como é comum que a aplicação dessas lâminas seja feita apenas nos dentes superiores, deve-se atentar para a cor dos dentes inferiores, para que o sorriso não fique desproporcional.


 

A lâmina mais adequada para cada sorriso.


 

Entre as duas opções, cada uma delas pode ser indicada para diferentes situações: para dentes pequenos, recomenda-se as facetas. Elas darão mais volume a eles, corrigindo até mesmo diastemas. Também é a mais escolhida para correções dentárias e para o clareamento. Já as lentes de contato, são indicadas para correções menores e como são mais finas, são utilizadas para branqueamento em dentes com pigmentação menos amarelada. O benefício principal das lentes de contato é que o desgaste dos dentes será quase nulo, o que torna o procedimento bem atrativo.


 

Com resultados satisfatórios na alteração de posição, cor, forma e tamanho dos dentes, um benefício bem evidente do tratamento com facetas e lentes de contato é que o processo é bem rápido, levando em média três consultas para a colocação dos laminados e finalização do tratamento. Como já dito anteriormente, esses procedimentos proporcionam o branqueamento do sorriso, sendo assim, possuem um bom custo benefício, pois os dentes ficarão brancos por um longo tempo e além disso, contam com uma boa longevidade, com durabilidade entre 10 e 15 anos, podendo se estender, dependendo da higiene bucal do paciente. A colocação de lâminas também é uma boa saída para algumas correções dentais sem precisar do uso de aparelho, o que acaba chamando bastante atenção para o uso das lâminas.


 

Os resultados.


 

A colocação das facetas ou das lentes de contato, irão lhe garantir dentes mais bonitos e simétricos, ressaltando o seu sorriso e o deixando mais branco, bonito e perfeito. Além disso, com dentes perfeitos, sua autoestima ficará cada dia maior, lhe proporcionando uma melhor qualidade de vida.


 

Para saber realmente ao certo qual é a melhor lâmina para os seus dentes, é necessária uma consulta com um especialista. Ele irá lhe informar o melhor procedimento para ser realizado nos seus dentes para deixar seu sorriso muito mais bonito.


 

Na Castell-Odonto, contamos com profissionais qualificados que vão lhe indicar o melhor tratamento. Garantindo um tratamento completo e com resultados além dos desejados.