Saúde Bucal

Anatomia: nomes e função dos dentes

POR Castell-Odonto - Dia 06 de abril de 2015

Nós temos 32 dentes em nossa boca, 16 dentes na arcada de cima e 16 na de baixo, contando com os 4 sisos, que podem, muitas vezes, não nascer. A função dos dentes é a mastigação dos alimentos, preparando-os para nosso estômago, mas cada tipo de dente tem função e nomes específicos.

Nossos dentes são divididos em quatro grupos, incisivos, caninos, pré-molares e molares. Nós possuímos quatro dentes incisivos, eles se localizam na frente da nossa boca, dois do lado esquerdo e dois do lado direito, eles dão início a nossa mastigação e tem função de cortar o alimento. Temos também dois dentes caninos, na frente da boca um de cada lado, assemelha-se as presas dos animais, e sua função é perfurar, dilacerar o alimento. Também possuímos quatro pré- molares, que se localizam logo depois do canino e, como o nome já diz, antes dos molares, sua função é triturar o alimento deixando-o em porções menores. E, por último, mas não menos importante, os molares, são 6 dentes, 3 de cada lado e são os últimos dentes da nossa boca. Esses são responsáveis por moer a comida antes da deglutição, os sisos são molares.

Toda essa descrição corresponde a apenas uma das arcadas. As duas arcadas são semelhantes, possuem os mesmos dentes, com as mesmas funções e mesmos posicionamentos, somando 32 dentes no total.