Dicas

7 alimentos recomendados após extrair o dente do siso

POR - Dia 28 de setembro de 2018

Tirar o famoso “dente do juízo” não é exatamente algo que as pessoas desejam, mas é uma medida necessária para evitar problemas mais sérios no futuro. Para que o pós-operatório seja mais tranquilo, é preciso seguir as recomendações do cirurgião-dentista, especialmente em relação aos alimentos que você pode consumir depois de extrair o dente do siso.

Você não deve sentir dores logo depois da cirurgia em função do efeito da anestesia. Porém, conforme ele for passando, é esperado apresentar alguns desconfortos, que também incluem inchaço, sangramento e dificuldade para abrir a boca.

Diante disso, a alimentação realmente se torna mais complicada, mas existem algumas opções que podem ser consumidas e ainda ajudam a aliviar esses incômodos. Veja quais são:

1. Sucos e vitaminas

Em função da dificuldade de abrir a boca, os sucos e as vitaminas e são uma excelente opção para as primeiras refeições depois da extração do dente do siso, principalmente aqueles que podem ser consumidos de canudinho.

Para fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários, recomenda-se utilizar várias frutas no preparo dessas bebidas, batendo tudo muito bem no liquidificador. Para quem gosta do suco verde, é possível acrescentar também algumas folhas de couve, pois esse vegetal tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

2. Sorvete

Por ter uma textura bem cremosa e ser supergelado, o sorvete é fácil de consumir e ajuda a aliviar o desconforto do pós-operatório. A baixa temperatura desse alimento promove a constrição dos vasos da face, o que contribui para combater o inchaço e o sangramento.

Além disso, essa característica também é uma excelente aliada no combate à dor dos primeiros dias após a extração do siso.

3. Gelatina

A gelatina tem as mesmas propriedades do sorvete: por ser bem geladinha, ela ajuda a aliviar os incômodos mais comuns depois da cirurgia.

Porém, é importante prepará-la com mais água do que o normal, de forma que ela fique com uma consistência mais líquida e mais fácil de ser consumida por quem acabou de passar por esse procedimento.

4. Cremes, caldos e sopas

Embora a maioria das pessoas goste bastante de suco, sorvete e gelatina, muita gente preferiria comer um prato salgado nas refeições principais. Se esse é o seu caso, saiba que você consumir diversos tipos de cremes e caldos preparados com legumes, carne ou frango.

Porém, é importante que esses alimentos estejam de mornos a frios, pois pratos quentes podem agravar as dores, o edema e os sangramentos. Além disso, nas primeiras refeições, os cremes e caldos devem ser batidos no liquidificador para evitar partículas sólidas.

Passados os primeiros dois dias, você também pode incluir as sopas no seu cardápio, mas lembre-se de que elas devem ser consumidas em temperatura morna e que os ingredientes devem estar bem cozidos, evitando forçar a mastigação.

5. Purês

Outra opção de pratos salgados para consumir depois de extrair o dente do siso são os purês. Eles podem ser feitos com abóbora, batata, batata-doce, batata-salsa, mandioca ou outros vegetais da sua preferência.

Novamente, é essencial que os ingredientes estejam bem cozidos e que sejam amassados com o garfo antes do consumo.

6. Frutas amassadas ou raspadas

Além de serem consumidas em forma de suco e vitaminas, as frutas também podem ser incluídas na dieta depois de serem raspadas ou amassadas – bem parecido com aquelas que são oferecidas aos bebês durante a introdução alimentar.

Você pode consumir maçã e pera raspadinhas, amassar frutas como banana, pêssego, kiwi, mamão etc. ou preparar um creme de abacate.

7. Legumes cozidos

Passados os primeiros dias e com o alívio dos desconfortos do pós-operatório, você poderá reintroduzir alimentos sólidos na sua dieta. Uma boa forma de fazer isso é com legumes bem cozidos, que são macios e fáceis de mastigar.

Aos poucos, você poderá consumir abobrinha, batata, berinjela, brócolis, cenoura, couve-flor, mandioquinha, vagem e outros alimentos da sua preferência.

Outros cuidados importantes no pós-operatório da extração do siso

Além de seguir uma dieta líquida ou pastosa e dar preferência a alimentos frios nos primeiros dias, é essencial seguir outros cuidados para evitar infecções e garantir uma boa cicatrização da sua cirurgia. Conheça os principais:

  • Tomar os medicamentos no horário e na dosagem indicados pelo cirurgião-dentista;

  • Utilizar um travesseiro mais alto para deixar a cabeça um pouco mais elevada, de forma a não agravar o inchaço;

  • Fazer repouso pelo tempo necessário e evitar fazer esforço físico;

  • Fazer compressas geladas para aliviar a dor e o edema;

  • Manter a higienização bucal conforme a orientação do dentista, utilizando escova, pasta, fio dental e antisséptico, mesmo que esse cuidado seja um pouco incômodo.

Seguindo essas dicas e consumindo os alimentos recomendados depois de extrair o dente do siso, sua recuperação será muito mais tranquila do que o esperado. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar seu cirurgião-dentista.

Fonte(s): Minha Vida e Terra