Estética

14 alimentos que escurecem os dentes

POR - Dia 04 de abril de 2018

Um sorriso amarelado e com manchas pode passar uma impressão de descuido por mais que você se dedique à sua higiene bucal. Por isso, além de fazer uma boa escovação, é necessário que você conheça os alimentos que escurecem os dentes e o que fazer para evitar esse efeito.

Mesmo quem já fez clareamento dental está sujeito a novas manchas, embora os dentes não fiquem tão escuros quanto antes. Assim, para conservar o sorriso branco por mais tempo, essas pessoas também precisam ficar de olho nos chamados alimentos “cromógenos”.

Como os alimentos mancham os dentes

Algo que todos os alimentos que escurecem os dentes têm em comum é uma alta concentração de pigmentos, por isso eles são chamados de “cromógenos”. Mesmo que a higiene bucal seja capaz de remover a maior parte dessas substâncias coloridas, com o tempo elas podem acabar acumulando.

Isso acontece quando a camada externa dos nossos dentes, chamada de esmalte, sofre um desgaste, deixando-os mais porosos. Em consequência, os pigmentos conseguem penetrar na estrutura dentária e se depositar na dentina, uma camada mais interna e que dá cor aos dentes.

Uma das principais causas desse desgaste do esmalte é a acidez bucal causada por determinadas bebidas e alimentos ácidos. Com isso, essa camada passa por um processo de desmineralização, deixando o dente ainda mais suscetível às manchas.

Alimentos que escurecem os dentes e causam manchas

Se você está preocupado em manter seu sorriso mais bonito ou deseja aumentar a duração do seu clareamento dental, é bom ficar de olho nestes 14 alimentos e bebidas:

1. Açaí

É fácil notar que o açaí é um alimento cheio de pigmentos: basta reparar que nossos dentes, gengivas e língua ficam coloridos logo depois que o consumimos.

2. Amora

Assim como o açaí, a amora é uma frutinha altamente pigmentada que mancha até mesmo os dedos ao ser consumida – e esse efeito infelizmente se reproduz nos dentes.

3. Balas coloridas

Além de terem corantes artificiais em sua composição, as balas causam manchas por ficar um longo tempo dentro da boca antes de serem deglutidas.

4. Beterraba

A cor intensa da beterraba tem origem em compostos como os polifenóis, que são bastante pigmentados. Embora seja muito nutritivo, o suco dessa hortaliça oferece um risco ainda maior de manchar os dentes, por isso recomenda-se consumi-lo com o auxílio de um canudo.

5. Café

Por ter uma pigmentação intensa e ser servido quente, o café favorece o escurecimento da arcada dentária. Uma forma de diminuir o problema é consumir o café misturado com leite.

6. Chocolate

Por ser um alimento escuro, os chocolates ao leite e amargos podem contribuir para o depósito de pigmentos e escurecer os dentes.

7. Curry

Composto por especiarias como açafrão e cúrcuma, o curry adiciona sabor e cor aos alimentos, mas também pode manchar os dentes – assim como os componentes isolados desse tempero.

8. Frutas cítricas

Frutas como limão, laranja e tangerina não causam as manchas propriamente ditas; porém, por serem muito ácidas, elas podem provocar uma erosão no esmalte, deixando os dentes mais suscetíveis ao escurecimento.

9. Milho

O milho pode até parecer inofensivo, mas ele contém pigmentos capazes de deixar a dentição mais amarelada.

10. Molhos

Molho de tomate, molho madeira, ketchup e shoyu são complementos das receitas que podem deixar os dentes com um tom amarelado – basta observar como alguns desses molhos mancham os recipientes onde são guardados.

11. Morango

O morango aparece na lista de alimentos que escurecem os dentes por dois motivos: o primeiro deles é seu conteúdo de pigmentos, e o segundo é a sua acidez, que deixa os dentes mais porosos.

12. Refrigerantes

Os refrigerantes são repletos de corantes, principalmente no caso das bebidas à base de cola. Para piorar o quadro, eles são ácidos e corroem o esmalte, deixando os dentes mais sujeitos às manchas.

13. Rúcula

Folhas verde-escuras como a rúcula oferecem uma grande variedade de vitaminas e outros nutrientes importantes, mas infelizmente o consumo excessivo pode contribuir para o escurecimento dos dentes.

14. Vinho tinto e suco de uva

Embora a fruta em si não cause problemas, o vinho tinto e o suco de uva podem manchar o seu sorriso. Uma boa dica para evitar esse problema é beber o vinho acompanhado por queijos, que diminuem a acidez na boca e reduzem o efeito de corrosão do esmalte.

Como evitar o escurecimento dos dentes

Não fique triste caso você tenha encontrado uma de suas comidas preferidas na lista, pois você não precisa parar de consumi-la totalmente. Nesse caso, o que você precisa fazer é caprichar na escovação e no uso do enxaguante bucal.

No caso dos alimentos ácidos, recomenda-se aguardar de 20 a 30 minutos antes de fazer a higiene, pois os dentes ficam mais sensíveis e podem sofrer danos com a fricção causada pela escova. Caso não seja possível fazer uma escovação completa dentro desse período, procure fazer um bochecho com água para eliminar uma parte dos ácidos e dos pigmentos, evitando que os alimentos que escurecem os dentes causam muitos prejuízos. Assim, você mantém seu sorriso bonito e não deixa de comer aquilo de que você mais gosta.

E se mesmo assim você tiver que optar por um tratamento de clareamento em Curitiba, entre em contato com a Castell-Odonto! Estaremos preparados para dar o tratamento adequado aos seus preciosos dentes.