Saúde Bucal

Alimentação nas férias e a saúde bucal

POR Castell-Odonto - Dia 11 de janeiro de 2017
No início do ano, época de férias, muitas vezes acabamos exagerando nos refrigerantes, sorvetes, cerveja e outras guloseimas. Negligenciando também a escovação, que é fundamental para manter os dentes cada dia melhores em saúde e aparência.

A falta de escovação no decorrer das férias pode contribuir no desgaste de sua dentição, resultando em eventuais cáries, gengivites e entre outras doenças. É sempre bom lembrar que a falta de higiene bucal correta não é apenas uma questão estética, mas sim de saúde.


Evite alimentos e bebidas açucaradas


Durante o verão, deve ser evitado o consumo de refrigerantes e demais bebidas açucaradas. Água e sucos naturais são as bebidas mais indicadas para promover a hidratação do corpo e matar a sede. O abuso no consumo de bebidas que fazem mal aos dentes contribui para a não absorção de cálcio, que se faz essencial para o fortalecimento da dentição, principalmente das crianças. A falta de cálcio também é aliada a perda do esmalte, o que acaba prejudicando os dentes.

Também deve-se tomar um cuidado especial para o consumo de sorvetes e picolés em horários isolados das refeições principais. Opte por comê-los junto a elas, para que a escovação não seja deixada de lado.

Para os jovens e adultos, é bom atentar-se ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, estas que contém elementos de maior risco para cânceres na região. Devido ao calor, é comum extrapolar no consumo de bebidas como cerveja e caipirinha, então é bom ficar de olho e optar por ingerir água e líquidos que não sejam tão prejudiciais aos dentes.


Cuidados redobrados


Para as pessoas que utilizam aparelho ortodôntico, os cuidados devem ser redobrados, visto que os alimentos podem grudar no aparelho e entre os dentes. Piercings e demais adereços na região podem prejudicar ainda mais a sua saúde bucal, caso ocorra a falta dos cuidados com higiene. O nascimento do siso também é uma preocupação para os jovens. A escovação se faz essencial para que este dente nasça em perfeito estado.


Alimentos que previnem as doenças no verão


Para manter os dentes limpos durante os dias mais quentes, opte por comer as comidas certas entre as refeições. Alimentos que contribuam com a limpeza dos dentes como a maçã e a pera são essenciais. Elas promovem limpeza e contribuem para o fortalecimento da mandíbula e dos dentes. Já os alimentos com alto teor de água na composição como a melancia, também são excelentes opções, refrescam e mantêm os dentes saudáveis.