Saúde Bucal

Açúcar, vilão dos dentes saudáveis

POR Castell-Odonto - Dia 15 de julho de 2016

O consumo de açúcares é um dos principais inimigos dos dentes e da saúde bucal. Este consumo de modo descontrolado preocupa os especialistas, pois pode ocasionar buracos nos dentes e sérios problemas bucais, como as cáries. A boca sofre uma mudança de acidez no momento que o açúcar entra em contato com as bactérias já existentes na nela, destruindo minerais dos dentes, podendo ocasionar também a gengivite, que se não tratada evolui para problemas mais sérios.


Para evitar o desenvolvimento de doenças como a cárie, o controle da ingestão de açúcares é fundamental. Além de no mínimo três escovações diárias e o uso do fio dental. Como as bactérias bucais agem por volta de apenas 20 segundos quando entram em contato com os dentes, a escovação após o consumo de doces se faz fundamental para um rápido combate a esta deterioração dental.


Para quem tem filhos, é necessário que os cuidados com a higiene bucal deles sejam dobrados. Como as crianças ainda não desenvolveram os dentes e os esmaltes dos dentinhos são mais sensíveis, é fundamental que os pais sempre fiquem de olho na alimentação dos filhos, pois as crianças são um dos grupos que mais sofrem com a ação do açúcar nos dentes.


 

Alimentos ricos em açúcar


Alguns dos principais alimentos ricos em açúcares são as balas e chicletes, que podem acumular entre os dentes. Também se destacam as pipocas caramelizadas, que além do açúcar, contêm um agravante: as casquinhas dos grãos de milho que podem ficar entre os dentes, proliferando bactérias. O pé-de-moleque e quaisquer outros doces caramelizados também devem ser evitados. Pois além da proliferação de bactérias, é muito comum que fiquem restos entre os dentes. Chocolates, jujubas, refrigerantes, entre outros doces também devem ter seu consumo reduzido ou evitado, tanto para o bem-estar dos dentes, quanto do físico.


É importante observar que não é a quantidade de açúcar ingerido de uma vez que afeta os dentes, mas sim, o tanto de vezes que este consumo acontece. Cada vez que é ingerido um docinho ou guloseima, o açúcar entra em contato com as bactérias já existentes na boca. Sendo assim, quanto mais vezes esses açúcares são ingeridos, mais os dentes sofrem com esta reação que provoca um ácido que os corrói.


Com tudo, destaca-se que o açúcar realmente é um vilão para os dentes, mas o maior vilão, tido como um vilão oculto, pois geralmente se coloca toda a responsabilidade sobre o açúcar, é a falta de escovação e cuidados básicos com a saúde bucal. As idas periódicas ao dentista então se fazem importantes para diagnosticar rapidamente alguns problemas e identifica-los antes que se desenvolvam.


As idas periódicas ao dentista então se fazem importantes para diagnosticar rapidamente alguns problemas e identifica-los antes que se desenvolvam. Na Castell-Odonto, contamos com especialistas que irão te encaminhar ao melhor tratamento para a cura de doenças causadas pelo excesso de açúcar, ou pela negligência da higiene bucal e te indicarão formas de como realizar a escovação perfeita e a manter os cuidados ideais para com os seus dentes. Agende agora mesmo a sua consulta pelo telefone: (41) 3014-0104 e garanta melhor qualidade de vida, bem-estar e a certeza de uma perfeita saúde bucal.