Saúde Bucal

A maneira correta da higienização bucal

POR Castell-Odonto - Dia 20 de maio de 2015

Todos os dias, fazemos a higienização bucal. Mas, de que forma você faz a escovação? Saiba que é preciso atentar-se também a gengiva e língua para ter um hálito puro. Assim, seus dentes estarão bonitos e saudáveis.


A higienização bucal deve ser feita ao menos três vezes ao dia para manter os dentes limpos e livres de resíduos de alimento. Escove seus dentes sem pressa e com uma escova macia. Os movimentos devem ser sempre suaves, curtos e circulares.


O excesso de força fere a gengiva e provoca a abrasão aos dentes. Lembre-se: a escova dental deve ser trocada a cada 30 dias. Neste período, as cerdas estão danificadas e há acúmulo de germes.


O primeiro passo é escovar com creme dental. Depois, passe fio dental e, por fim, limpe a língua. Veja a seguir, como realizar cada etapa.


Escovação:


Comece pela parte voltada para a bochecha dos dentes superiores. Em seguida, faça o mesmo com os inferiores. Então, passe para a parte interna. Por último, escove as superfícies de mastigação. Não esqueça dos dentes posteriores, que são difíceis de alcançar.


Fio Dental:


 

Passe o fio dental suavemente entre a gengiva e os dentes, limpando-os profundamente. Faça movimentos de vai-e-vem e também de cima para baixo em todos os dentes.


 

Língua:


Utilize um limpador de língua, que é mais eficiente que a escova.


Consulte sempre seu dentista!